Pular para o conteúdo principal

10 passos para você se tornar o profissional do futuro


Veja o que é preciso desenvolver para ser disputado pelas empresas
Ricardo Vale
segunda-feira, 3 de setembro de 2012

10 passos para você se tornar o profissional do futuroQual será o profissional valorizado no futuro? O que o mercado de trabalho vai esperar de nós? Alguns estudos e previsões apontam que as dez dicas abaixo serão fundamentais para você se tornar o profissional que as empresas vão disputar daqui a algum tempo. Veja lá:

1 - Aderência à cultura
Que comportamentos, atitudes e posturas são valorizadas no ambiente em que você está inserido? Já pensou nisso? Antes, o fator mais importante na seleção de um profissional era o seu conhecimento técnico. Hoje, isso ainda existe, mas o mercado considera ainda mais a identificação e adaptação de um profissional à cultura da empresa. Isso significa que você pode ser um supertalento para a empresa X e trazer muitos resultados, mas pode não significar muito para a empresa Z. Qual a diferença? A cultura de cada uma. Dica: antes de tentar entrar numa empresa cheque se os seus valores estão alinhados aos dela. Se estiverem, sua vida lá poderá ser mais longa e mais produtiva.

2 - Trabalho remoto, com times multiculturais
Você sabe como se comunicar com pessoas de etnias diversas e construir uma rede de relacionamentos a partir dos diferentes canais que estão à sua disposição? Está realmente preparado para viver sem barreiras geográficas, lingüísticas, de fuso horário etc? Trabalho em home office com times multiculturais pode parecer simples e divertido, mas exige muito planejamento, disposição e organização. Parece brincadeira, mas não é. Portanto, prepare-se: seja fluente em vários idiomas (inglês, pelo menos), estude culturas diferentes, viaje sempre que possível e aprenda a se organizar para ser produtivo em qualquer lugar e a qualquer hora.

3 -  Rede de relacionamentos – busca de informações filtradas, precisas e utilizáveis
Você usa a internet para estabelecer contatos relevantes e se manter atualizado? É preciso ter cuidado para não ver seu tempo ser engolido pelo monstro da internet. Ou seja, ao ter à disposição tantas informações e com tamanha velocidade, você precisa selecionar, filtrar e manter o foco no que realmente importa.

4 - Capacidade de ir do operacional ao estratégico
A partir de uma atividade ou tarefa, como você faz para entender os impactos operacionais, táticos e estratégicos do seu trabalho? O profissional do futuro será aquele que consegue atuar no operacional e estratégico ao mesmo tempo. Ou seja, não haverá (não há) função em uma empresa que não exigirá que o profissional tenha parte do seu dia tomado por atividades operacionais, e não haverá (não há) função em uma empresa que não cobrará que o profissional consiga, a partir de uma atividade operacional, trazer à tona conteúdos estratégicos.

5 - Autoconhecimento como responsabilidade do indivíduo
Você busca oportunidades de autoconhecimento? Você pede feedback sobre o seu trabalho a pares, chefes e colegas? O profissional do futuro, que se destacará dos demais, será aquele que buscar novas oportunidades para se conhecer melhor.

6 - Apropriar-se do seu desenvolvimento profissional
Você participa ativamente de atividades extracurriculares e realmente se engaja nos treinamentos formais oferecidos pelas empresas? A responsabilidade sobre seu desenvolvimento profissional já não pertence mais à companhia em que você trabalha. A tendência é que ela esteja cada vez mais em suas mãos.

7 - Integração do papel profissional e social: ética e responsabilidade
Você busca manter uma coerência entre o que fala e o que faz, no trabalho e na vida pessoal? Para começar, não há mais a cisão entre o pessoal e o profissional, você está o tempo todo conectado com todas as suas esferas e é preciso ter coerência. Cuidado com sua exposição em redes sociais, elas dizem muito sobre você, quer você queira ou não!

8 - Capacidade de Interagir com públicos diferentes
Você busca oportunidades de trabalhar com pessoas de perfis e gerações diferentes? Você assume uma postura de aprendizado, ao se aproximar e interagir com profissionais que admira? Não é porque o jovem domina a tecnologia que pode desconsiderar os inúmeros aprendizados que pode ter na convivência com profissionais de outras gerações. Ok?

9 - Consciência para lidar com informações estratégicas e confidenciais
Você sabe discernir o que pode e o que não pode ser divulgado? Hoje em dia, tudo é compartilhado. No entanto, para que as empresas alcancem seus resultados, elas ainda dependem de informações confidenciais e isso significa não comentar com ninguém. Inclusive com amigos e familiares no almoço de domingo ou na mesa do bar...

10 - Integração com pessoas online e offline
Como você tem mantido seus contatos offline? Como você tem cuidado dos seus contatos online? O profissional do futuro consegue construir sua rede de relacionamentos reais e virtuais. Fazer o intercâmbio de uma para outra esfera (online e offline) também é fundamental!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudantes da Escola Luís Teixeira em Luzilândia lançam foguetes em feira científica

“Foguetes: Cinéticas da Físico-Química”. Com este tema, a escola estadual Luís Teixeira em Luzilândia concluiu a V edição da Feira de Ciências. A feira teve como objetivo apresentar à comunidade escolar e local o resultado de mais um projeto desenvolvido durante o ano letivo de 2018 na escola, dessa vez na área de Ciências da Natureza, assim envolver as disciplinas que contemplam estes componentes curriculares. A feira envolveu estudantes dos turnos manhã e tarde, e foi visitada por pais de alunos e a comunidade em geral. No total, foram apresentados 20 experimentos. Tradicionalmente os professores responsáveis pela feira são os professores de Física e Química. Este ano o grande diferencial do evento foi incentivado pela OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, junto a  Mostra Brasileira de Foguetes ( MOBFOG)   que se trata de uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamen

Prefeitura de Joaquim Pires, realiza a entrega de peixes para famílias carentes

  A Prefeitura Municipal de Joaquim Pires através da Secretaria Municipal de Assistência Social – CRAS, realizou na última terça-feira dia 06 de julho a entrega de peixes do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. A entrega foi realizada em frente ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e em diversas comunidades rurais, seguindo todas as medidas de segurança sanitárias em prevenção à Covid-19. A entrega beneficiou aproximadamente 700 famílias da zona urbana e rural assistidas pela política de Assistência Social do município.   O PAA promove o acesso à alimentação e incentiva a agricultura familiar. O programa tem como objetivo a compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino. Com informações de ASCO

Suposta 'sucuri' gigante aparece em vídeo gravado em rio do Piauí;será?

Um vídeo gravado no município de Esperantina tem chamado a atenção das redes sociais nos últimos dias, intrigado e dividido internautas. As cenas foram gravadas no Rio Longá e mostra três adolescentes pulando de uma ponte direto nas águas, mas quando eles nadam para a margem, algo estranho acontece. Uma mancha no rio, semelhante ao formato de uma cobra gigante, ronda os meninos e permanece perto mesmo com a proximidade dos garotos. Não é possível precisar do que se trata, a pesar de muitos afirmarem que é uma sucuri gigante, mas pode ser apenas uma ilusão visual provocada pela correnteza. O que impressiona é que a mancha escura se move, ela sai de um lugar e vai para o outro, quase desaparecendo em seguida. Independente do que for, na região as pessoas estão mais cautelosas, principalmente depois da divulgação de uma noticia que u m homem foi engolido por uma píton de sete metros  na Indonésia. Cuidado nunca é demais. VEJA O VÍDEO E TIRE SUAS CONCLUSÕES Fonte: 18