Pular para o conteúdo principal

ANO DA FÉ MAS, O QUE É A FÉ?

Atualizado

Foi dada a partida. Já estamos no “Ano da Fé”.Isso significa o quê? Qual o sentido e a importância desse evento? Por que isso agora? São cinquenta anos da abertura do Concílio Vaticano II. E parece que a fé vem perdendo terreno para uma sociedade pouco espiritualizada, fortemente consumista. Há uma triste inversão de valores: o essencial é relativizado; o secundário, o supérfluo, o banal vão ganhando espaço. O Papa Bento XVI nos lembra que este deve ser um ano de “reflexão e redescoberta da fé”. Tempo propício para que cada pessoa possa “reavivar, purificar, confirmar, confessar” a própria fé. Para isso, espera-se maior empenho “na vida de fé, no conhecimento da Palavra de Deus, no encontro vital com a pessoa de Jesus Cristo em Sua Igreja, na formação da doutrina cristã, na incidência dos valores da fé na vida humana pessoal e social”. Esse ano deve se transformar numa “peregrinação nos desertos do mundo contemporâneo, em que se deve levar apenas o que é essencial”.O deserto é uma referência à aridez, à falta de sentido da vida que se experimenta em nossa sociedade. ‘Levar o essencial’ faz lembrar o exagerado consumismo, o desejo doentio de posse, a ambição e a ganância de muitos. Carregamos nas costas um peso incômodo de coisas que não nos satisfazem e não nos realizam. E como viver o Ano da Fé? Penso que o primeiro passo é procurar entender bem o que é a fé. Nossa compreensão é, muitas vezes, limitada. Seria, por exemplo, acreditar em Deus? Claro, mas isso é muito pouco. Veja o que diz São Tiago: “Tu crês que há um só Deus? Ótimo! Lembra-te, porém, que também os demônios creem, e tremem” (Tg 2,19). É acreditar no que não se vê e não se toca, não pode ser explicado? Também. A Carta aos Hebreus diz justamente isto: “a fé é um modo de já possuir o que ainda se espera, a convicção acerca de realidades que não se veem” (Hb 11,1). É uma forma de tocar o que não se pode ver ou provar. Pela fé experimentamos a graça, a bênção, o perdão, a presença amorosa de Deus. Porém, ela vai além. Seria um sentimento? Claro que sim. Mas não só. Experimentar emoção, chorar, sorrir, sentir o coração bater mais forte, tudo isso pode vir da fé, mas passa ou muda com facilidade. É fazer parte de uma Igreja, de uma religião, ter uma crença, fazer preces? Também isso é sinal de fé. E é muito importante para a nossa vida. Mas o que melhor expressa a fé se chama ADESÃO. Em se tratando da fé cristã, adesão à pessoa de Jesus Cristo e ao seu projeto: “Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça” (Mt 6,33). É bom ter clara a força significativa dessa palavra. Adesivo é algo que cola. Como a ‘fita adesiva’, por exemplo. Então, ter fé significa “colar” em Jesus Cristo. Não desgrudar dele. Não abrir mão. Saímos agora de um processo eleitoral. Muita gente ‘aderiu’ a um candidato, fez campanha, foi para a rua, para a internet, ‘comprou briga’, fez comícios, carreatas… Por quê? Pode até acontecer que alguns tenham feito isso por dinheiro ou interesses particulares. Na religião também acontece isso. Mas a maioria faz isso porque acredita na pessoa do candidato, em suas propostas, na causa que ele defende, no seu projeto, no grupo que está com ele. Abraça a fé cristã quem acredita no Deus da Aliança, que se revela em Jesus Cristo. Acredita no seu projeto do Reino e em suas palavras expressas no Evangelho e em toda a Bíblia. Crê em sua proposta de vida, abraça a sua causa, procura “ter os mesmos sentimentos que havia em Jesus Cristo” (Fl 2,5). Por acreditar em Jesus, procura viver o que Ele ensinou e faz de tudo para que Ele seja conhecido, amado e seguido. Não tem vergonha de falar sobre Ele, divulgar seu projeto, defender sua causa. Na parábola da videira (Jo 15), Jesus repete cerca de dez vezes a palavra ‘permanecer’, para dizer que Ele é o tronco, nós somos os ramos e, que só vamos crescer, dar frutos, nos manter vivos, se permanecermos unidos a Ele e, por meio dele, aos outros. Portanto, ter fé é acreditar em Jesus Cristo, aderir ao seu projeto, viver sua Palavra, abraçar sua causa, testemunhar, anunciar, PERMANECER em sintonia com Ele. O desejo da Igreja é que este Ano da fé fortaleça a nossa convicção, nos ajude a “descobrir de novo a alegria de crer e reencontrar o entusiasmo de comunicar a fé”; que nos deixemos “plasmar pela graça”, que intensifiquemos nosso testemunho de caridade, porque “a fé sem obras é morta” (Tg 2,26). Espera-se que participemos mais assiduamente e conscientemente da Eucaristia, busquemos mais a Palavra, e procuremos nos engajar em algum grupo de reflexão e de ação pastoral. É a fé que pode suscitar e alimentar em nós a esperança de um mundo melhor. Mas não é qualquer tipo de fé que pode garantir isso. É o que dizíamos no hino do III Fórum Social: quando a fé se tornar compromisso, a esperança será verdadeira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudantes da Escola Luís Teixeira em Luzilândia lançam foguetes em feira científica

“Foguetes: Cinéticas da Físico-Química”. Com este tema, a escola estadual Luís Teixeira em Luzilândia concluiu a V edição da Feira de Ciências. A feira teve como objetivo apresentar à comunidade escolar e local o resultado de mais um projeto desenvolvido durante o ano letivo de 2018 na escola, dessa vez na área de Ciências da Natureza, assim envolver as disciplinas que contemplam estes componentes curriculares. A feira envolveu estudantes dos turnos manhã e tarde, e foi visitada por pais de alunos e a comunidade em geral. No total, foram apresentados 20 experimentos. Tradicionalmente os professores responsáveis pela feira são os professores de Física e Química. Este ano o grande diferencial do evento foi incentivado pela OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, junto a  Mostra Brasileira de Foguetes ( MOBFOG)   que se trata de uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamen

Prefeitura de Joaquim Pires, realiza a entrega de peixes para famílias carentes

  A Prefeitura Municipal de Joaquim Pires através da Secretaria Municipal de Assistência Social – CRAS, realizou na última terça-feira dia 06 de julho a entrega de peixes do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. A entrega foi realizada em frente ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e em diversas comunidades rurais, seguindo todas as medidas de segurança sanitárias em prevenção à Covid-19. A entrega beneficiou aproximadamente 700 famílias da zona urbana e rural assistidas pela política de Assistência Social do município.   O PAA promove o acesso à alimentação e incentiva a agricultura familiar. O programa tem como objetivo a compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino. Com informações de ASCO

Suposta 'sucuri' gigante aparece em vídeo gravado em rio do Piauí;será?

Um vídeo gravado no município de Esperantina tem chamado a atenção das redes sociais nos últimos dias, intrigado e dividido internautas. As cenas foram gravadas no Rio Longá e mostra três adolescentes pulando de uma ponte direto nas águas, mas quando eles nadam para a margem, algo estranho acontece. Uma mancha no rio, semelhante ao formato de uma cobra gigante, ronda os meninos e permanece perto mesmo com a proximidade dos garotos. Não é possível precisar do que se trata, a pesar de muitos afirmarem que é uma sucuri gigante, mas pode ser apenas uma ilusão visual provocada pela correnteza. O que impressiona é que a mancha escura se move, ela sai de um lugar e vai para o outro, quase desaparecendo em seguida. Independente do que for, na região as pessoas estão mais cautelosas, principalmente depois da divulgação de uma noticia que u m homem foi engolido por uma píton de sete metros  na Indonésia. Cuidado nunca é demais. VEJA O VÍDEO E TIRE SUAS CONCLUSÕES Fonte: 18