Pular para o conteúdo principal

Fone de ouvido pode comprometer seu desempenho no trabalho


Acessório até ajuda na concentração, mas dificulta muito o relacionamento com colegas



Você é o do tipo que coloca o fone de ouvido na orelha e esquece o mundo? Pois saiba que essa atitude pode atrapalhar o seu desempenho profissional e comprometer a impressão que as pessoas têm de você.

Para Irina Schuchman, consultora da Cia de Talentos, tudo depende da área, do momento e do trabalho que o profissional está realizando. “Quem atua com atendimento ao cliente, por exemplo, não pode correr o risco de não escutar um chamado”, exemplifica. Imagine um chefe que fica de fone, enquanto as pessoas se direcionam o tempo todo até ele para pedir orientações e discutir questões do trabalho. Não dá, né?

Além de não se dar conta que o telefone está tocando, o adepto dos fones pode irritar os colegas de trabalho quando não percebe que estão falando com ele. “Com o fone, você se torna inacessível”, afirma Irina.

É por isso que quem fica o tempo todo de fone corre o risco de parecer antissocial. Para Irina, o brasileiro é muito expansivo, gosta de se relacionar com as pessoas e não só de falar de assuntos profissionais. “Quem não usa fone fica incomodado porque não pode compartilhar experiências, criar vínculos com os outros”, diz.

Os que ficam desconectados do ambiente de trabalho não conseguem fazer uma boa leitura dos acontecimentos do cotidiano e podem perder oportunidades. Vamos supor que perguntem: ‘Alguém pode cuidar de um cliente novo?’. Quem não prestou atenção, já é descartado. “Conversas paralelas também fazem parte do dia a dia da empresa”, diz ela.

Silêncio e concentração – Para a consultora, o fone de ouvido está liberado nos momentos em que o profissional precisa se concentrar e o barulho incomoda. Nessas ocasiões, uma dica é sinalizar o uso do acessório para os colegas e se mostrar aberto para atender as pessoas de outra maneira, como por e-mail.

Outro ponto que ajuda é não escutar música num volume muito alto. Em primeiro lugar, porque faz mal ao ouvido, e, depois, porque você consegue ter uma noção do que está se passando ao seu redor e até mesmo ouvir se alguém chamar.

Para compensar o isolamento, Irina recomenda se entrosar com os colegas de outra forma. “Saia para almoçar com as pessoas e tenha outras atitudes para se mostrar aberto e disponível”, sugere.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudantes da Escola Luís Teixeira em Luzilândia lançam foguetes em feira científica

“Foguetes: Cinéticas da Físico-Química”. Com este tema, a escola estadual Luís Teixeira em Luzilândia concluiu a V edição da Feira de Ciências. A feira teve como objetivo apresentar à comunidade escolar e local o resultado de mais um projeto desenvolvido durante o ano letivo de 2018 na escola, dessa vez na área de Ciências da Natureza, assim envolver as disciplinas que contemplam estes componentes curriculares. A feira envolveu estudantes dos turnos manhã e tarde, e foi visitada por pais de alunos e a comunidade em geral. No total, foram apresentados 20 experimentos. Tradicionalmente os professores responsáveis pela feira são os professores de Física e Química. Este ano o grande diferencial do evento foi incentivado pela OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, junto a  Mostra Brasileira de Foguetes ( MOBFOG)   que se trata de uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamen

Prefeitura de Joaquim Pires, realiza a entrega de peixes para famílias carentes

  A Prefeitura Municipal de Joaquim Pires através da Secretaria Municipal de Assistência Social – CRAS, realizou na última terça-feira dia 06 de julho a entrega de peixes do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. A entrega foi realizada em frente ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e em diversas comunidades rurais, seguindo todas as medidas de segurança sanitárias em prevenção à Covid-19. A entrega beneficiou aproximadamente 700 famílias da zona urbana e rural assistidas pela política de Assistência Social do município.   O PAA promove o acesso à alimentação e incentiva a agricultura familiar. O programa tem como objetivo a compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino. Com informações de ASCO

Suposta 'sucuri' gigante aparece em vídeo gravado em rio do Piauí;será?

Um vídeo gravado no município de Esperantina tem chamado a atenção das redes sociais nos últimos dias, intrigado e dividido internautas. As cenas foram gravadas no Rio Longá e mostra três adolescentes pulando de uma ponte direto nas águas, mas quando eles nadam para a margem, algo estranho acontece. Uma mancha no rio, semelhante ao formato de uma cobra gigante, ronda os meninos e permanece perto mesmo com a proximidade dos garotos. Não é possível precisar do que se trata, a pesar de muitos afirmarem que é uma sucuri gigante, mas pode ser apenas uma ilusão visual provocada pela correnteza. O que impressiona é que a mancha escura se move, ela sai de um lugar e vai para o outro, quase desaparecendo em seguida. Independente do que for, na região as pessoas estão mais cautelosas, principalmente depois da divulgação de uma noticia que u m homem foi engolido por uma píton de sete metros  na Indonésia. Cuidado nunca é demais. VEJA O VÍDEO E TIRE SUAS CONCLUSÕES Fonte: 18