Pular para o conteúdo principal

A Amizade e o Fundamento Subjetivo das Redes Sociais

Falar das redes sociais não é novidade para ninguém, afinal são poucas as pessoas que não aderiram a ferramenta ou ao menos já ouviram falar. No entanto, o objetivo de nosso post é analisar como os recursos tecnológicos têm influenciado as relações entre as pessoas, independente do nível da relação.
Márcia Tiburi
Márcia Tiburi
Lendo um artigo escrito por Márcia Tiburi, intitulado “ Complexo de Roberto Carlos”, disponível em: revistacult.uol.com.br, conseguimos fazer diversas reflexões acerca do valor das amizades reais e/ou virtuais na sociedade contemporânea.
A partir do título do texto, a autora menciona o trecho da canção que diz: “Eu quero ter um milhão de amigos”. E refletindo a partir do texto de Márcia Tiburi e da canção do Rei Roberto Carlos, lhe convidamos a fazer algumas reflexões.
Redes Sociais x Mundo Real

Redes Sociais x Mundo Real
Redes Sociais x Mundo Real
De acordo com o jornal “El Pais”, a Universidade de Harvard tem realizado um estudo no qual visa analisar como os usuários da rede social Facebook têm se portado perante a quem tem acesso à rede.
Na realidade, o estudo não está totalmente concluído, mas com a prévia divulgada pelo jornal mencionado anteriormente, podemos verificar que os internautas buscam cada vez mais enaltecer suas qualidades nas redes, afinal quem não mostra coisas interessantes, suas qualidades, momentos feliz, etc. acaba sendo excluído das redes, ou passa a ser motivo de chacota, isso conclusão nossa.

O interessante é que mesmo que a pesquisa não tenha sido finalizada ainda, somos capazes de perceber que muitas pessoas deixam lentamente sua realidade de lado e acabam construindo um mundo virtual imaginário, que nem de longe está próximo da realidade, afinal ninguém é 100% feliz, ou mesmo está sempre bem arrumado(a), em locais bonitos, sempre fazendo o que gosta, etc.
Pessoas que deixam a Realidade de Lado
Pessoas que deixam a Realidade de Lado
É triste acreditar que podemos nos deparar com internautas que deixam a realidade de lado, com o objetivo de recriar um mundo, uma vida como eles realmente gostariam que fosse. No entanto, não há como negar que nossa vida está bem longe de um conto de fadas. Apesar de termos momentos de muita felicidade, estamos sempre encarando obstáculos e nem de longe somos perfeitos.

O Desejo de Ter Muitos Amigos

Considerar as Amizades Conquistadas nas redes Sociais como Verdadeiras?
Considerar as Amizades Conquistadas nas redes Sociais como Verdadeiras?
Além de não descartamos o fato da criação de um mundo virtual imaginário por inúmeros internautas, não podemos nos esquecer daquilo que nos fez escrever esse post: O valor das amizades nas redes sociais.
Considerar que podemos ter inúmeros amigos pode encher os olhos de muita gente, mas será que podemos considerar as amizades conquistadas nas redes sociais como verdadeiras? Será que de fato conhecemos e nos identificamos com quem está do outro lado? Será que essas pessoas são dignas de nossa amizade e poderão nos ajudar em algum momento de dificuldade? É o que veremos a seguir.

Na realidade, conquistar milhares de amigos virtuais pode ser algo muito simples, afinal com apenas alguns clicks temos a capacidade de incluir qualquer pessoa em nossa rede de amizades, mas será que vale a pena? Afinal, qualquer pessoa pode criar um perfil falso e conquistar os amigos que quiser.
Mesmo que as redes sociais definam todos que têm acesso a algumas coisas, ou até tudo, de nossa vida, nem sempre podemos contar com quem está do outro lado da tela. Além disso, ao aceitarmos alguém no nosso círculo de amigos virtuais, podemos estar colocando nossa segurança em risco, afinal acabamos compartilhando informações e acontecimentos que “deveriam” ser compartilhados com amigos de verdade.

Rede Sociais
Rede Sociais
E para você o que é mais importante: acumular inúmeros amigos irreais ou selecionar para o seu círculo de amizade somente quem realmente lhe quer bem? Na realidade, não estamos tentando lhe convencer de que é impossível conquistar amigos por meio das redes sociais, nem que quem está em seu círculo de amizades virtuais não seja digno de ocupar esse espaço, mas ressaltamos a importância de estarmos sempre atento ao fato de que nem todas as pessoas merecem realmente estar ao nosso lado, e muito menos merecem ser chamadas de amigos.

A Banalização da Amizade


Amizade na rede Social
Amizade na rede Social
Será que as redes sociais têm de fato banalizado nossas amizades? Em resposta a essa e outras perguntas acerca do assunto, sugerimos que você leia uma matéria que foi capa da Revista Super Interessante intitulada: “Como a internet está mudando a amizade”.
Na reportagem mencionada anteriormente, podemos constatar o que a internet tem favorecido o surgimento de novas amizades, prova disso é que quem participa das redes sociais tem uma chance bem maior de conquistar novos amigos, cerca de 38% a mais.
Conectados
Conectados
No entanto, a pesquisa aponta que as amizades constituídas pela internet não têm laços tão fortes quanto às amizades reais, e isso é bem lógico, afinal as amizades que surgem a partir da internet podem ter uma duração curta, ou podem nem se estabelecer na vida real, o que seria uma “falsa” amizade, concorda?
É claro que nossa ideia não é fazer com que você desacredite na possibilidade de fazer amigos virtuais, mas vale a pena refletir em relação ao espaço que você tem dado as suas relações virtuais e se elas têm enfraquecido ou limitado suas relações reais, até mesmo as que você possui há tempos.

O Uso Consciente das Redes Sociais


Internauta
Internauta
Para finalizar, é importante que repensemos no espaço que as redes sociais têm conquistado em nossa vida, afinal elas podem sim nos aproximar, podem facilitar o surgimento de novas amizades, e quem sabe até favorecer o desenvolvimento de relacionamentos sólidos.No entanto, não podemos deixar que o mundo virtual se sobressaia e passe a ser mais importante que nosso mundo real, afinal para que tenhamos relacionamentos saudáveis e possamos viver bem, necessitamos sim de amigos, mas que sejam amigos de verdade!
Mundo Virtual
Mundo Virtual
Após a leitura de nosso post, sugerimos que você reflita sobre esse assunto e não deixe de compartilhar conosco e com os demais leitores a sua opinião sobre a influência das redes virtuais em nossos relacionamentos. Afinal, será que elas interferem positivamente ou enfraquecem nossas relações?
Matéria feita pelo site tocadacotia.com.br no dia 07/12/2012.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudantes da Escola Luís Teixeira em Luzilândia lançam foguetes em feira científica

“Foguetes: Cinéticas da Físico-Química”. Com este tema, a escola estadual Luís Teixeira em Luzilândia concluiu a V edição da Feira de Ciências. A feira teve como objetivo apresentar à comunidade escolar e local o resultado de mais um projeto desenvolvido durante o ano letivo de 2018 na escola, dessa vez na área de Ciências da Natureza, assim envolver as disciplinas que contemplam estes componentes curriculares. A feira envolveu estudantes dos turnos manhã e tarde, e foi visitada por pais de alunos e a comunidade em geral. No total, foram apresentados 20 experimentos. Tradicionalmente os professores responsáveis pela feira são os professores de Física e Química. Este ano o grande diferencial do evento foi incentivado pela OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, junto a  Mostra Brasileira de Foguetes ( MOBFOG)   que se trata de uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamen

Prefeitura de Joaquim Pires, realiza a entrega de peixes para famílias carentes

  A Prefeitura Municipal de Joaquim Pires através da Secretaria Municipal de Assistência Social – CRAS, realizou na última terça-feira dia 06 de julho a entrega de peixes do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. A entrega foi realizada em frente ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e em diversas comunidades rurais, seguindo todas as medidas de segurança sanitárias em prevenção à Covid-19. A entrega beneficiou aproximadamente 700 famílias da zona urbana e rural assistidas pela política de Assistência Social do município.   O PAA promove o acesso à alimentação e incentiva a agricultura familiar. O programa tem como objetivo a compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino. Com informações de ASCO

Suposta 'sucuri' gigante aparece em vídeo gravado em rio do Piauí;será?

Um vídeo gravado no município de Esperantina tem chamado a atenção das redes sociais nos últimos dias, intrigado e dividido internautas. As cenas foram gravadas no Rio Longá e mostra três adolescentes pulando de uma ponte direto nas águas, mas quando eles nadam para a margem, algo estranho acontece. Uma mancha no rio, semelhante ao formato de uma cobra gigante, ronda os meninos e permanece perto mesmo com a proximidade dos garotos. Não é possível precisar do que se trata, a pesar de muitos afirmarem que é uma sucuri gigante, mas pode ser apenas uma ilusão visual provocada pela correnteza. O que impressiona é que a mancha escura se move, ela sai de um lugar e vai para o outro, quase desaparecendo em seguida. Independente do que for, na região as pessoas estão mais cautelosas, principalmente depois da divulgação de uma noticia que u m homem foi engolido por uma píton de sete metros  na Indonésia. Cuidado nunca é demais. VEJA O VÍDEO E TIRE SUAS CONCLUSÕES Fonte: 18